
Livro metodologia de pesquisa
Inicialmente aborda-se tres grandes temas: “Tendenciosidade (bias), o Efeito Placebo e um tema bastante atual “Pesquisa e Medicina Baseada em Evidências”. Destacam-se os erros mais comuns no desenvolvimento de projetos de pesquisa, abordando-se diversos tipos de tendenciosidades que diminuem ou invalidam pesquisas científicas, indicando como evitá-los.
A seguir, descrevem-se as ferramentas (hardware e software) mais usadas em pesquisa, (PDAs, Smart Fones, pocket PC), pacotes estatísticos livres e pagos.
Seguem-se capítulos sobre o método científico, os tipos de variáveis mais utilizadas em pesquisas e as diferenças entre elas. A forma de trabalhar com gráficos e suas.
Em dois capítulos discute-se como deve ser um projeto de pesquisa, e suas diversas etapas, da escolha do tema, levantamento bibliográfico, redação e normas da ABNT.
Há exercícios para fixar os temas, que podem ser feitos com programas de uso livre na internet ou Plug-in do Microsoft Excel©.
Em um capítulo apresenta-se uma introdução à epidemiologia com foco no cálculo de medidas de risco.
Quatro capítulos descrevem as técnicas estatísticas básicas (testes paramétricos: ANOVA, Teste t e não paramétricos: Qui-quadrado, Mann Whitney, Kruskal-Wallis e vários outros incluindo correlação e regressão).
Normas éticas necessárias são abordadas com inclusão dos códigos de Nuremberg, Helsinque e a resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde, constituem outro capítulo.
Há um capítulo sobre técnicas de amostragem com cálculo de n para proporções e médias.
No final, inclui-se um anexo sobre diversas fontes de financiamento de pesquisa e suas características
Goiânia, Outubro de 2010
Prof Mário Approbato
Fonte: Lab Reprodução / Pós graduaçao UFG